É normal dormir durante o sexo?

É normal dormir durante o sexo?


Dormir durante sexo pode ser algum distúrbio. (Foto: iStock)

 

“Adoro sexo, mas meu marido dormiu algumas vezes. É falta de desejo ou cansaço”

 

Lendo apenas a pergunta você pode pensar que a leitora tem dúvidas sobre aquele belíssimo comportamento de dormir exatamente depois de gozar – alguns homens são especialistas nisso e deixam muitas mulheres frustradas. Mas não é sobre isso que ela fala.

 

O assunto do e-mail é “dormir durante o sexo é normal?”. E isso foi o que mais me chocou. Você já ouviu alguma história sobre pessoas que dormem durante o ato sexual? Já li sobre pessoas que fazem sexo enquanto dormem – isso chama sexomnia -, mas nunca pessoas que pegam no sono enquanto fazem sexo.

 

É importante a gente entender algumas coisas fisiológicas antes de continuar: o momento do sexo acelera os batimentos cardíacos, faz a circulação sanguínea acontecer mais rápido e ainda libera endorfina, aquele hormônio que nos deixa eufóricos. Nada disso colabora para o relaxamento enquanto o ato está acontecendo.

 

Pode ser cansaço? Pode, claro. Não dá para julgar cansaço pelo que eu ou você vivemos, existem pessoas que ficam muito mais exaustas por milhares de motivos diferentes e podem pegar no sono fazendo qualquer coisa – já ouvi uma história de um estudante de cursinho que dormia em pé, enquanto conversava com os amigos.

 

Mas que é algo estranho e precisa ser investigado mais de perto, é. Procurar um médico é sempre uma boa ideia, já que ele poderá fazer exames e checar como está a saúde do seu marido. Vai que é algum distúrbio raro e você fica achando que o problema é outro?

 

Superficialmente, sem conhecer você ou ele, imagino que você fique bastante frustrada com isso – eu ficaria -, então uma saída para tentar entender o que está acontecendo também pode ser mudar os horários que vocês fazem sexo.

 

Que tal dormir cedo e fazer sexo logo pela manhã? Usar o fim de semana para não fazer nada e transar no meio da tarde do domingo? São horários que as pessoas costumam estar mais relaxadas, ainda sem sentir a pressão do mundo ou simplesmente esquecendo os problemas para curtir o fim de semana.

 

Se ainda assim o sexo continuar se transformando em uma soneca, é hora de ter uma boa conversa, tentar entender o que acontece e procurar a ajuda de um médico.

 

retirado de Preliminares

publicado por olhar para o mundo às 08:19 | link do post | comentar