Armstrong o não campeão

Lance Armstrong perde as sete vitórias na Volta à França

O ciclista Lance Armstrong ficou sem as sete vitórias na Volta à França em bicicleta e nunca mais poderá voltar a participar em provas oficiais, decidiu nesta segunda-feira a União Internacional do Ciclismo (UCI, na sigla original).


O presidente da UCI, Pat McQuaid, foi muito duro com o norte-americano, afirmando que Armstrong "não tem lugar no ciclismo" e que o nome dele "merece ser esquecido".

Na prática, a decisão da UCI – que validou o processo da agência norte-americana de antidopagem – significa que Lance Armstrong perdeu todos os títulos desde 1 de Agosto de 1998 e não poderá voltar a participar em provas oficiais para o resto da vida.

O responsável da UCI pediu desculpa pelo facto de o organismo não ter conseguido "apanhar cada um deles em flagrante e expulsá-los do desporto naquela época" e reafirmou que não vai pedir a demissão.

"Quando assumi o cargo, em 2005, fiz da luta contra o doping a minha prioridade. Reconheci que existia uma cultura de doping no ciclismo. O desporto já percorreu um longo caminho desde então. Não tenho qualquer intenção de me demitir da presidência da UCI", afirmou Pat McQuaid.


Noticia do Público

publicado por olhar para o mundo às 20:54 | link do post