Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Coisas da Cultura

Porque há sempre muito para ver e para contar

Porque há sempre muito para ver e para contar

As Coisas da Cultura

12
Dez12

Publicar um ebook em Portugal e lançá-lo no mercado universal nunca foi tão fácil

olhar para o mundo

Publicar um ebook em Portugal e lançá-lo no mercado universal nunca foi tão fácil

O grupo LeYa apresentou na terça-feira uma nova ferramenta que permite a qualquer pessoa publicar um ebook.

 

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro... Se publicar um livro faz parte dos planos de muitos portugueses, a maior parte acaba por nunca o conseguir fazer. Passar no crivo das editoras é uma tarefa difícil e, depois de muito penar, muitos dos candidatos a escritores arrumam os manuscritos nas gavetas.

 

Mas a explosão da literatura e do mercado livreiro no universo digital veio mudar as regras do mercado, e publicar uma obra parece nunca ter sido tão simples (e barato). A autopublicação tornou-se a opção de cada vez mais autores. Portugal não é excepção e tem desde ontem um serviço online dedicado à autopublicação em português.

 

A aposta é na língua portuguesa e a iniciativa é da editora LeYa, que quer pôr mais pessoas a publicar, e para a semana começa a funcionar no Brasil. O projecto consiste numa plataforma que tem como nome Escrytos e que permite a qualquer pessoa editar gratuitamente uma obra em formato electrónico, tendo para isso apenas de se registar no site www.escrytos.com. A partir daí, é-lhe apresentada uma série de possibilidades, umas pagas outras não, que vão desde o desenho da capa do livro, ao tipo de letra e à promoção da obra (book trailer, press releases). E caso o autor esteja disposto a investir ainda mais, pode, mediante pagamento calculado através do número de caracteres, pedir aconselhamento editorial ou a própria revisão da obra.

 

"Com isto estamos não só a incentivar quem escreve como a criar mercado para os editores", disse na apresentação Isaías Gomes Teixeira, presidente executivo da LeYa, explicando que existe já uma carteira de editores, a trabalhar em outsourcing, que ficarão responsáveis pela revisão das obras. "Há muitos bons editores que estão no desemprego e que têm aqui uma oportunidade."

 

Depois de publicado, o livro ficará imediatamente disponível para venda nas várias lojasonline com que a LeYa tem parcerias, como a Amazon, a Google, a Apple, a Barnes & Noble, a Livraria Cultura, no Brasil, ou a Kobo, na Fnac.pt. "E mais parcerias são avaliadas diariamente", disse Isaías, acrescentando que a internacionalização dos autores é também uma das missões desta plataforma. "O número de livros que chegam aqui à LeYa é a prova de que existem muitos autores que querem ver os seus trabalhos publicados e por isso pensámos uma ferramenta para pessoas que gostam de escrever mas que não percebem nada [a nível informático ou de edição]", referiu o responsável, que não teme que a facilidade de publicação lhe afaste os escritores das editoras do grupo. "São máquinas diferentes", diz, admitindo que podem aparecer nesta plataforma obras que possam interessar depois à editora. 

 

Paulo Ferreira, consultor editorial da Booktailors, aplaude a iniciativa, mas alerta para a falta de um editor neste processo que ajude a seleccionar o que realmente interessa, já que qualquer pessoa pode publicar qualquer trabalho. "Este é o grande drama, a falta de um crivo, alguém que tenha lido o original e que lhe tenha acrescentado algum valor", disse ao PÚBLICO, explicando que "já há muita gente a escrever, é preciso é perceber se há público para ler."

 

Também José Afonso Furtado, ex-director da Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian e especialista na área do livro, alerta para a multiplicação de títulos e a falta de regulação na publicação das obras. "No meio de um milhão de livros como é que se sabe qual é que vale a pena ler?", questiona Furtado. "É bom que continuem a existir editores tradicionais com um catálogo que actuem como mediadores", continua, ressalvando que a autopublicação já existe há muitos anos.

 

"Ainda é demasiado cedo para se poder avaliar o impacto disto no mercado, mas o futuro é por aqui, resta saber se é bom ou mau", diz Zita Seabra, directora editorial da Alêtheia Editores, que já há muito tempo tem um serviço de autopublicação através de impressão a pedido.

 

 

 

Noticia do Público

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub