Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Coisas da Cultura

Porque há sempre muito para ver e para contar

Porque há sempre muito para ver e para contar

As Coisas da Cultura

10
Jan13

Lincoln e A Vida de Pi lideram nomeações para os Óscares

olhar para o mundo

Lincoln e A Vida de Pi lideram nomeações para os Óscares

Da esquerda para a direita, os actores Daniel Day-Lewis, Bradley Cooper, Hugh Jackman, Joaquin Phoenix e Denzel Washington. As actrizes Naomi Watts, Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Sally Field e Amy Adams 

 

Do rol de nomeações destaca-se então Lincoln, de Steven Spielberg, com 12 nomeações, seguido de A Vida de Pi, de Ang Lee, com onze nomeações

 

Expectativas confirmadas, surpresas e ausências: nos 85.ºs Óscares há um favorito, Lincoln, seguido de perto em número de nomeações por A Vida de Pi, há uma comédia vencedora em Sundance que ganhou força nas últimas semanas, Guia para um Final Feliz, e a adaptação do musical Os Miseráveis. Mas na lista de nomeados para melhor realizador não há Kathryn Bigelow por00:30 A Hora Negra , mas há a surpresa As Bestas do Sul Selvagem, de Behn Zeitlin.

 

Os nomeados para a 85.ª edição dos Óscares foram conhecidos esta quinta-feira numa transmissão em directo de Beverly Hills conduzida pela actriz Emma Stone e pelo apresentador da cerimónia de entrega dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Seth MacFarlane. Do rol de nomeações destaca-se então Lincoln, de Steven Spielberg, com 12 nomeações, seguido de A Vida de Pi, de Ang Lee, com onze nomeações. Guia para um Final Feliz Os Miseráveis somam oito nomeações cada um, seguidos do nomeado para melhor filme estrangeiro, para melhor filme e melhor realizador Amor, de Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2012. Os restantes nomeados para melhor filme estrangeiro são Kon-Tiki (Noruega), No (Chile), A Royal Affair(Dinamarca) e War Witch (Canadá).

 

Argo, o filme realizado e protagonizado por Ben Affleck sobre a crise dos reféns norte-americanos no Irão, teve também seis nomeações da Academia, seguido de 00:30 A Hora Negra, o regresso da primeira mulher a receber um Óscar de melhor realização, Kathryn Bigelow, com o seu filme sobre a caça a Osama bin Laden, Django Libertado, o western sobre a escravatura de Quentin Tarantino, e o 23.º Bond, Skyfall, todos com cinco nomeações. Tanto Tarantino quanto Bigelow eram considerados favoritos na corrida às nomeações e não foram escolhidos pelos membros da Academia. Nomeados sim foram Haneke, Spielberg, Ang Lee, Benh Zeitlin (As Bestas do Sul Selvagem) e David O. Russell (Guia para um Final Feliz).

 

O filme de Bigelow não granjeou nomeações para a sua realizadora, mas Jessica Chastain conseguiu a sua segunda nomeação para um Óscar, desta feita de melhor actriz, pelo seu papel em 00:30. A sua concorrência faz-se de Jennifer Lawrence, por Guia para um Final Feliz, da veterana Emmanuelle Riva, de Amor, de Naomi Watts, por The Impossible, e de Quvenzhané Wallis, por As Bestas do Sul Selvagem. Nos papéis principais masculinos estão nomeados Daniel Day-Lewis (Lincoln), Bradley Cooper (Guia Para Um Final Feliz), Joaquin Phoenix (O Mentor), Hugh Jackman (Os Miseráveis) e Denzel Washington (Flight).  

 

As Bestas do Sul Selvagem é a surpresa nas nomeações para melhor filme e melhor realizador (Benh Zeitlin) – na conferência de imprensa desta quinta-feira em Beverly Hills, as suas menções foram recebidas com ruidosa surpresa -, sendo também ainda candidato aos óscares de melhor actriz (Quvenzhané Wallis) e de melhor argumento adaptado. Com as mesmas quatro nomeações surge o drama de época protagonizado por Keira Knightley Anna Karenina.

 

A contenda nas categorias de melhores actores e actrizes secundários é tudo menos secundários: todos os actores nomeados já são oscarizados - Christoph Waltz (Django Libertado), Philip Seymour Hoffman (O Mentor), Robert De Niro (Guia Para Um Final Feliz), Alan Arkin  (Argo), Tommy Lee Jones (Lincoln); no grupo das actrizes, há também nomes de peso, de Sally Field (Lincoln) a Anne Hathaway (Os Miseráveis), passando por Amy Adams (O Mentor), Helen Hunt (The Sessions) e Jacki Weaver (Guia Para Um Final Feliz). 

 

Na animação, os esperados Brave – Indomável, Frankenweenie,ParaNorman Força Ralph também têm a companhia de Os Piratas! nas nomeações para melhor filme. No campo da canção original, Adele recebe a nomeação expectável por Skyfall, do Bond homónimo, com a concorrência deEverybody Needs a Best Friend, em Ted, de Pi’s Lullaby, em A Vida de Pi, de Before My Time, em Chasing Ice, e de Suddenly, em Os Miseráveis

 

Os Óscares de 2013 são entregues a 24 de Fevereiro no Dolby Theater de Hollywood, em Los Angeles.

 

Noticia do Público

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub