Animação sempre na Praça das Cardosas no Porto
Animação sempre na Praça das Cardosas no Porto
Actividades culturais e concertos gratuitos são as propostas da Praça das Cardosas no Porto para animar portuenses e outros tornando-a numa paragem quase obrigatória.
A partir das 21:30 do dia 10 de Abril, a praça será ponto de encontro para os amantes de música, com a “Roda de Choro” que permitirá partilhar experiências e estilos numa jam session informal.
Sábado, dia 13, a partir das 18:00, será a vez de actuarem ao “Nôs Guitarra”, um projecto de música lusa, em formato acústico.
Com um violão e uma guitarra portuguesa, os “Nôs Guitarra” prometem dar forma a uma viagem à descoberta das tradições de origem portuguesa, quer nas suas ramificações em Portugal, como também nos seus reflexos em terras de Cabo Verde e Brasil.
“No reportório destes artistas para o final do dia de sábado, através da formação típica do duo ‘fadista’ instrumental, constarão cantares alentejanos, o vira e o corridinho, bem como os batuques, as coladeiras e as mornas de Cabo Verde e, ainda, os chorinhos, as bossas e as cirandas do Brasil”, afirma Alfredo Teixeira, um dos sócios da Casa da Guitarra.
Nesta actuação temos a guitarra e o violão a fazerem o papel dos bandolins, violas de arame, cavaquinhos portugueses, brasileiros e cabo-verdianos, num jogo entre melodias e ritmos.
Lembra a organização que a Praça das Cardosas recebe, aos domingo, entre as 10:30 e as 12:00, um workshop de “ukelele”, uma actividade que tem como objectivo juntar pais e filhos na descoberta deste instrumento musical.
A actividade cultural que acontece na Praça das Cardosas resulta de uma parceria entre a construtora Lucios, responsável pela construção e promoção dos edifícios recuperados nas Cardosas, e a Casa da Guitarra.
Retirado de HardMúsica