A 29 de Abril celebra-se a Dança

A 29 de Abril celebra-se a DançaA 29 de Abril celebra-se a Dança

A UNESCO terá escolhido o dia 29 de Abril para celebrar o Dia Mundial da Dança por ser o dia do nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre francês que inovou criando novos princípios relativamente à dança tendo como objectivo ultrapassar problemas relacionados com a sua execução.

Para Noverre, criador do bailado moderno, a dança deveria ser uma representação dançada, plena de expressividade, subtileza de movimentos, suavidade contrastando com a agressividae da execução. 

Noverre deixou as suas idéias num conjunto de cartas sobre o bailado da sua época, “Letters sur la Danse”.

O Dia Internacional da Dança tem como objectivo alertar para a importância desta forma de arte como meio de comunicação, revelar a sua universalidade a sua capaciade de transpôr fronteiras, de aglutinar culturas e etnias e até políticas diferentes.

Sabe-se que embora parte integrante da cultura a Dança não é prioridade oficila de nenhum governo.

Em 2003, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

 

Retirado do HardMúsica

publicado por olhar para o mundo às 13:00 | link do post