Teatro Aberto obrigado a fechar portas?
Teatro Aberto obrigado a fechar portas?
Nomes como Júlio Pomar, João Soares, Manuel Maria Carrilho, Carmen Dolores e Ruy de Carvalho, José Jorge Letria e Luis Miguel Cintra entre muitos outros, estiveram nesta conversa que tinha como opbjectivo dar a conhecer a precariedade do Teatro Aberto perante os cortes orçamentais de que poderá ser alvo.
O Teatro Aberto é um projecto artístico que tem tido na sua condução o encenador João Lourenço que falando aos presentes deu conta das dificuldades que o Teatro enfrenta e da possibilidade de ter de encerrar portas face à política cultural seguida pelo governo.
De momento a atribuição de verbas é feita mediante a posição de cada grupo cultural numa grelha estabelecida pela Direcção Geral de Artes, e cujo posicionamento resulta da avaliação de uma Comissão de Apreciação.
Esta Comissão terá colocado o Teatro Aberto em 39º lugar, colocando a Fundação Gulbenkian, em 80º lugar, na grelha das Fundações, por exemplo.
Não conhecemos outros resultados destas avaliações e não sabemos quais os critérios estabelecidos, mas pareceu-nos importante dar nota da situação de um dos espaços de cultura da cidade de Lisboa, onde a pouco e pouco cada vez menos espaço para disfrutarmos do que de mrlhor tem um pais: a sua identidade cultural.
retirado do HardMúsica