A Intimidade decifrada
Psicoterapeuta esclarece algumas das dúvidas mais comuns sobre sexo
Apesar dos inúmeros estudos e notícias sobre sexo com que somos regularmente bombardeados, existem algumas questões tabu que, certamente, também já lhe passaram pela cabeça.
São questões e dúvidas com as quais, porventura, já se debateu mas para as quais nem sempre conseguiu obter respostas. O psicoterapeuta Vítor Cotovio responde a algumas das perguntas que mais frequentemente nos chegam.
O que é uma sexualidade normal?
É a sexualidade satisfatória, gratificante para um casal. É aquela que é feita com amor e respeito pelo outro, independentemente das práticas em jogo.
Quantas vezes devo ter relações sexuais?
Os casais não se comparam em termos de frequência mas da forma como se sentem. Isso é que está relacionado com a saúde. Cada um deve procurar o que faz sentido para si.
Como posso conciliar a vida íntima com a familiar?
Ao adquirir a identidade de pai não perde a de companheiro. Crie condições para ter momentos de intimidade, seja deixando os filhos em casa dos avós, seja porque eles têm o seu espaço. Reserve tempo para os dois, o que daí depois resulta logo se vê.
O sexo muda com a idade?
Há alterações que vão interferir na sexualidade e saúde mas, se uma pessoa tem uma sexualidade normal ao longo da vida, pode envelhecer bem a este nível. Há casais que nessa fase passam para uma sexualidade mais envolvente e de valorização dos preliminares.
E após a menopausa?
É verdade que as hormonas interferem mas a forma como se lida com as mudanças é fundamental. A mulher não deve ligar aos estereótipos, pensar que isso já não é importante e desleixar-se.
Retirado do Sapo Mulher