ACERT - Lançamento do Livro DOS BITOQUES E DOS CAMPOS DE BOLA

doisbitoques.jpg

 

 

DOS BITOQUES E DOS CAMPOS DE BOLA DE R. M. RIBEIRO
Uma parceria da ACERT com o autor e a editora Alforria
Lançamento do Livro



A ACERT tem o privilégio de ser a primeira morada deste livro

Sobre bitoques e campos da bola, aos chineses não faltaria o que dizer, uma vez que tudo inventaram e tudo sabiam. Aos Maias que porventura nomearam uma qualquer constelação, "Bitoque" ou uma outra "Campo da Bola" (eles, que davam uns toques com cabeças decepadas), igualmente se encontraria por onde imortalizar o conhecimento destas realidades - e há quem diga que o fizeram. Ainda assim, são matérias para outros epicuristas.


Quando Cícero, que era romano, escreveu a obra Da Natureza dos Deuses ou quando, antes dele, Lucrécio escreveu Sobre a Natureza das Coisas, entre outros e vários livros - dizemos nós - quanto à natureza de algo ou apenas sobre algo, havia certamente, uma lacuna que não sabiam ao tempo suprir. Sendo os ditos romanos mais hábeis no fabrico de pão e nos divertimentos circenses, desconheciam por certo os bitoques e o jogo da bola, tal qual nos é caro ao sentimento. Esse desconhecimento, e na linha de Einstein, que afirmava existirem ondas gravitacionais, mas apenas em 2016 se comprovou ser um facto, era intuído, ainda assim.


Este Dos bitoques e dos Campos da Bola vem dar corpo a essa intuição. "Da Natureza dos Bitoques e dos Campos da Bola" seria a formulação que quer Lucrécio, quer Cícero tomariam para sua "Opus" maior. Viveram antes do tempo!


Cumpre-se agora o desígnio desses vultos históricos. Menos belo, talvez. Eventualmente menos capaz. Contudo, esforçado...

Entrada Gratuita




Ficha Técnica


Sobre o Autor
R. M. Ribeiro, "nasceu" em Alhais [de Baixo] em Setembro de 1980. Frequentou Direito; Concluiu Arte, vertente Património (UCP-Porto). A pós-graduação, o mestrado e o doutoramento são assunto melindroso, pela data do primeiro, ausência de dissertação do segundo, e a fase final em que o terceiro se encontra. Jogou à bola e comeu bitoques.
Faltaria referir família e atividade profissional; mas não diz respeito a terceiros a primeira, nem vem ao caso a segunda.

publicado por olhar para o mundo às 09:13 | link do post | comentar