DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL 27 OUTUBRO

terapia234.jpg

 

 
DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL

27 OUTUBRO
 
Há 100 anos a promover a arte de fazer aquilo que dá sentido à sua vida.
 
Este ano a Terapia Ocupacional celebra 100 anos de existência. A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) irá realizar uma Gala Comemorativa sob o tema "Conta-me como foi...dir-te-ei como é", para celebrar esta efeméride. A Gala decorrerá em Lisboa, no Palácio Conde D’Óbidos (Palácio da Cruz Vermelha), pelas 17h30 no dia 27 de outubro, Dia Mundial da Terapia Ocupacional.
 
Do programa constam diversos momentos de partilha de factos históricos, acontecimentos, inovações e testemunhos de Terapeutas Ocupacionais, de utentes, cuidadores e outros profissionais, sobre a Terapia Ocupacional. Serão homenageados alguns Terapeutas Ocupacionais pelo facto de se destacarem na sua carreira profissional a diversos níveis – exercício profissional relevante, empreendedorismo, inovação e investigação. No decorrer do evento está patente uma exposição histórica que nos leva a revisitar o passado e chegar ao presente da Terapia Ocupacional.
 
A APTO é a associação de âmbito profissional que representa os terapeutas ocupacionais em Portugal. Estes são profissionais da saúde, com formação académica superior, integrando a carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica. Intervém na área da saúde, educação ou social de todos aqueles que, por razões ligadas a uma problemática específica, seja esta física, sensorial, mental, psicológica e/ou social, temporária ou definitiva, apresentam dificuldades na inserção e participação numa vida social ativa. O objetivo da Terapia Ocupacional é habilitar para a ocupação de forma a dotar as pessoas de competências ou estratégias, que lhes garantam a independência e funcionalidade, promovendo a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
 
O Terapeuta Ocupacional desenvolve competências, restaura funções perdidas, previne disfunções e/ou compensa funções, através do uso de técnicas, estratégias e procedimentos específicos e/ou da utilização de tecnologias de apoio.
 
No dia 27 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional e sensibiliza-se a população em geral para a importância e papel destes profissionais.

Ser Terapeuta Ocupacional é encontrar capacidades onde muitos vêem obstáculos. É ensinar a viver a diferença, é fortalecer o corpo, capacitar a mente e transformar a vida!

publicado por olhar para o mundo às 23:13 | link do post | comentar