Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Coisas da Cultura

Porque há sempre muito para ver e para contar

Porque há sempre muito para ver e para contar

As Coisas da Cultura

09
Mai14

Grupo de Teatro Juvenil do CTE selecionado para o Festival PANOS

olhar para o mundo

Grupo de Teatro Juvenil do CTE selecionado para o Festival PANOS

 

Grupo de Teatro Juvenil do CTE selecionado para o Festival PANOS

 

A encenação e interpretação de “Os Anjos Tossem Assim”, de Sandro William Junqueira, pelo Grupo de Teatro Juvenil do CTE, foram apontadas como “exemplo”, pelo júri de seleção do Festival PANOS. A peça vai integrar a edição de 2014 que decorre de 16 a 18 de maio na Culturgest.

 
 


Do total de 34 apresentações nacionais, o espetáculo do Grupo de Teatro Juvenil do CTE, que estreou no passado dia 25 de abril no Cine-Teatro de Estarreja, é um dos seis selecionados para integrar o Festival PANOS da Culturgest. “Os Anjos Tossem Assim”, de Sandro William Junqueira, foi o texto escolhido pelo grupo composto por 12 jovens, do concelho de Estarreja e arredores, para participar na edição de 2014 do PANOS, projeto da Culturgest que alia o teatro juvenil às novas dramaturgias, com textos novos escritos propositadamente para serem apresentados pelos adolescentes.

 

Com encenação de Teresa Arcanjo, a peça “Os Anjos Tossem Assim”, interpretada pelo Grupo de Teatro Juvenil do CTE, mereceu destaque nacional, sendo o grupo mais a norte selecionado para o Festival PANOS. A cada edição do PANOS, são escritos três textos e cada grupo escolhe um deles para trabalhar. O júri seleciona dois grupos por texto para integrar o Festival PANOS. O Grupo de Teatro Juvenil do CTE partilhou a seleção com o Colégio José Álvaro Vidal/Fundação CEBI, de Alverca do Ribatejo, estando as duas turmas de teatro com os horizontes postos em Lisboa para voltar a apresentar “Os Anjos Tossem Assim”, desta vez no palco da Culturgest.O Grande Auditório da referida organização cultural recebe o Grupo de Teatro Juvenil do CTE dia 17 de maio, às 21h30.

 

O júri de seleção do Festival PANOS, composto por Francisco Frazão, Armando Pinho, Ana Bigotte Vieira, Catarina Requeijo, Sandra Machado, Ricardo Correia, Jorge Louraço Figueira e Manuel Henriques, classificou o espetáculo do Grupo de Teatro Juvenil do CTE, bem como os restantes selecionados, como uma “proposta criativa e ambiciosa”, destacando a “coerência estética” que permaneceu ao longo da peça, bem como a “presença direta e honesta dos intérpretes” e o trabalho rigoroso de interpretação com espaço “para o humor e emoção”.

 

“Levar Estarreja a Lisboa é um orgulho para todos”

 

Teresa Arcanjo, encenadora da peça, admite que o Grupo de Teatro Juvenil do CTE era um forte participante: “estes miúdos deram um salto incrível, merecem este reconhecimento. Era um sonho que tinham e conseguiram realizar. Levar Estarreja a Lisboa é um orgulho para todos.

 

Apresentar “Os Anjos Tossem Assim” no Festival Panos foi uma notícia recebida entre risos, lágrimas e abraços pelos doze jovens. Uma felicidade que os motiva a continuar a trabalhar e a apostar no mundo da representação. “Acredito que é com trabalho e esforço que se consegue fazer a diferença e juntos provámos que isso é verdade”, remata Teresa Arcanjo.

Jovens atores estarrejenses com talento

João Alegria, Vereador da Cultura do Município de Estarreja manifesta o seu “regozijo” pela distinção alcançada pelo Grupo de Teatro Juvenil do CTE, “que é fruto do excelente trabalho que tem vindo a desenvolver”. Depois de receber a notícia pela Culturgest, o autarca sublinha que “o justo reconhecimento revela o mérito, a persistência no trabalho e a dedicação destes jovens estudantes estarrejenses, que revelaram no palco todo o seu talento”.

 

Segundo João Alegria, “o Município de Estarreja está recheado de talentos”, destacando também a participação no PANOS do grupo “Pé no Palco” de Avanca, que obteve uma menção honrosa pela peça “Eles são mesmo assim”, encenada por Armandina Ramos. “Estes jovens mereceram o reconhecimento do júri e são credores de toda a admiração e incentivo para que continuem a mostrar os seus talentos de atores”, acrescenta o Vereador da Cultura.

 

Para além do Grupo de Teatro Juvenil do CTE ir mostrar o seu trabalho a Lisboa, colocando bem alto o nome de Estarreja num Festival Nacional, a performance merece ser vista pelo maior número de pessoas do Concelho, pelo que se irá propor às nossas Escolas que venham aplaudir o desempenho destes atores e, ao mesmo tempo, encontrem neles bons exemplos para que mais jovens coloquem em ação os seus talentos, prosseguindo a educação pelas artes, num processo criativo contínuo que se pretendemos alargar”, conclui João Alegria.

+

http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub