Morreu actriz norte-americana Shirley Temple
A actriz norte-americana Shirley Temple morreu na segunda-feira aos 85 anos, em Woodside, Califórnia, revelou hoje a família. Em comunicado, citado pela BBC, a família explica que a actriz morreu de causas naturais.
Nascida a 23 de Abril de 1928, em Santa Mónica (Califórnia), Shirley Jane Temple começou muito cedo na representação, aos três anos, e rapidamente se tornou numa estrela do cinema norte-americano nos anos da Grande Depressão nos Estados Unidos, com um ar doce e caracóis dourados em filmes como "Bright Eyes" (1934) e "A princesinha" (1939).
Trabalhou com John Ford, John Wayne, Henry Fonda, Cary Grant e Ginger Rogers, entre outros, e o sucesso em Hollywood extravasou o grande ecrã, com a sua imagem a ser reproduzida em dezenas de produtos comerciais, como acessórios, canecas e bonecas.
Em 1935, quando Shirley Temple tinha sete anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas atribuiu-lhe um Óscar em reconhecimento pelo contributo para o mundo do entretenimento.
Nos anos 1950 e 1960 - já depois de ter feito mais de 40 longas-metragens e de ter abdicado do cinema - protagonizou alguns programas televisivos, nomeadamente "Shirley Temple's Storybook" e "Shirley Temple Show", ao mesmo tempo que tentava uma carreira política, candidatando-se ao Congresso norte-americano pelo Partido Republicano.
Apesar de não ter conseguido ser eleita, Shirley Temple manteve-se ligada à política e à diplomacia nas décadas seguintes.
A convite do presidente Richard Nixon, trabalhou na Organização das Nações Unidas e foi embaixadora no Gana, com o presidente Gerald Ford foi chefe de protocolo e, entre 1989 e 1992, foi embaixadora na antiga Checoslováquia, a convite de George Bush.
Depois de um primeiro casamento, aos 17 anos, que durou cinco anos, Shirley Temple voltou a casar em 1950 e teve dois filhos.
Em 1972, a actriz teve cancro da mama e tornou-se numa das primeiras figuras públicas a falar abertamente da doença.
Em 1988 publicou uma autobiografia, "Child Star", e, segundo a página oficial da actriz na Internet, estaria actualmente a preparar um novo volume biográfico.
Retirado do Sol