PROJECTO GRALHA | …DA ARTE NO AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA BELA VISTA
PROJECTO GRALHA
…DA ARTE
20 DE SETEMBRO DE 2017 | 17h00 | AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA BELA VISTA
Partindo de uma reflexão e questionamento sobre o que resta e o que sobra numa sociedade de hiperabundância, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal promovem um ciclo de debates públicos de questões de natureza sociocultural, aberto à participação da comunidade académica e do público em geral.
Cada reflexão promove o debate de um tema específico e conta com participação de personalidades de reconhecido mérito nessa área. O projeto, designado como Gralha, tem programado um ciclo de sete encontros que têm o mote “O Resto, o Sobrante…”, e que vão decorrer em 2017 e 2018.
O segundo debate do ciclo irá decorrer no dia 20 de Setembro, pelas 17h00, no auditório da Escola Secundária da Bela Vista, Setúbal. Dedicado ao tema “O Resto, o Sobrante da Arte", à mesa, sob moderação de Cristina Gomes da Silva, docente do IPS, estarão reunidos o músico Alexandre Branco Weffort, a escritora e jornalista Ana Margarida de Carvalho, o assessor para a cultura da Câmara Municipal de Setúbal Manuel Augusto Araújo, Marco Martins, realizador de "São Jorge" (parcialmente rodado justamente no bairro setubalense da Bela Vista), e ainda Nuno Lopes, que com a sua interpretação do protagonista deste filme, um pugilista desempregado, conquistou o prémio de Melhor Ator na última edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Antes mesmo do debate, pelas 16h00, está previsto uma visita a alguns elementos do Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista, projeto escultórico e de requalificação urbana que, desde 2011, tem vindo a ser desenvolvido pelo município de Setúbal, com o objetivo de envolver os moradores e de atrair pessoas de outros locais da cidade e do País a um bairro associado a estereótipos negativos e profundamente estigmatizado. O programa prossegue à noite, pelas 21h30, na Casa da Cultura, com a apresentação, gratuita, do filme "Twenty-one-twelve - The Day The World Didn't End" (2013), de Marco Martins, naquela que será a sua segunda exibição em território português, depois de uma única sessão na Fundação Calouste Gulbenkian. A obra, realizada para ser exibida no Museu do Louvre, Paris, foi rodada em sítios tão distintos como Lisboa, Tóquio, Mumbai, Biella (Itália), Oxford e Trás-os- Montes, e descreve a rotina de 12 personagens no dia que antecede o presumível fim do mundo: 20 de Dezembro de 2012.
A entrada é livre.
Mais informações sobre o projeto em www.ips.pt