“Witness”, o terceiro álbum de Katy Perry, entra diretamente para o n.º 1 do top Billboard 200
“Witness”, o terceiro álbum de Katy Perry, entra diretamente para o n.º 1 do top Billboard 200
Disco lidera ainda a tabela de vendas do iTunes em 46 países
O novo álbum de Katy Perry, “Witness”, entrou para n.º 1 do top Billboard 200 (EUA), sendo o seu terceiro álbum que se estreia diretamente no 1.º lugar da tabela de vendas. Com o equivalente a 180 mil cópias vendidas na primeira semana nos EUA, o disco marca também a melhor semana de vendas para um álbum de uma artista feminina em 2017. O álbum chegou ainda ao n.º 1 do top Billboard Pop Albums.
A nível global, “Witness” lidera também a tabela de vendas do iTunes em 46 países. O álbum inclui o platinado single “Chained to the Rhythm feat. Skip Marley”, “Bon Appétit feat. Migos” e "Swish Swish feat. Nicki Mnaj", o novo single de Katy Perry, que esta semana entrou para o top 40 da Pop Radio, iTunes e Spotify. O vídeo oficial de "Bon Appétit" já está disponível e acaba de quebrar um novo recorde para Katy Perry, ultrapassou os 100 milhões de visualizações em apenas 18 dias.
Na semana passada, Perry alcançou um novo feito no Twitter, tendo-se tornado a primeira pessoa a alcançar 100 milhões de seguidores. Katy Perry tem-se mantido a pessoa mais seguida no Twitter desde 2013. Recentemente, associou-se com o YouTube para o fenómeno online de 96 horas “Katy Perry – Witness World Wide”. Documentado cada minuto de cada dia, Katy revelou tudo através de um evento transmitido em direto para todo o mundo, o que chegou a mais de 49 milhões de visualizações de mais de 190 países. Desde conversas provocadoras sobre feminismo, política e questões sobre diversidade, até segmentos mais leves e performances exclusivas, o evento contou com a presença de celebridades e amigos como: James Gordon, Sia, Caitlyn Jenner, Gordon Ramsay, Anna Kendrick, Dita Von Teese, America Ferrera e Arianna Huffington, além de estrelas de YouTube como Pentatonix, Liza Koshy e Gigi Gourgeous. O evento culminou com um concerto exclusivo em Los Angeles para mil fãs que foi transmitido em direto exclusivamente no YouTube.
Katy Perry falou largamente sobre “Witness” para o jornal “The New York Times”. “Mudança… é a temática que domina ‘Witness’”, escreveu a jornalista Caryn Ganz. “Apesar de existirem várias canções sobre relações… sete temas lidam claramente com a sua nova mentalidade. A mais direta é ‘Bigger Than Me’, uma declaração de intenções à semelhança de ‘Man in the Mirror’ de Michael Jackson.”
A “Variety” afirma: “‘Witness’ é o álbum confessional que o mundo esperava que Katy Perry fizesse. E a sua afirmação é: Ela é indomável e incrível.” O site Stereogum elogiou “o brilho, as melodias desafiantes e as sombras exultantes do gospel e da house” do álbum, enquanto a “Entertainment Weekly” referiu: “‘Swish Swish’ é um dos melhores temas festivos da sua carreira.”
Katy compôs cada uma das 15 canções do álbum, tendo trabalhado com vários colaboradores. Ela e o seu colaborador de longa data Max Martin foram os produtores executivos. “PRISM”, de 2013, vendeu o equivalente a 12,5 milhões de álbuns em todo o mundo. Katy Perry é a primeira artista feminina a conquistar dois RIAA Digital Single Diamond Awards. Um Diamond Award equivale a vendas superiores a 10 milhões nos EUA. Nos 10 anos que se manteve com a Capitol Records, ultrapassou os 18 mil milhões de streams, além de vendas equivalentes a mais de 40 milhões de álbuns e 125 milhões de temas.